"Preocupemo-nos mais com a nossa consciência do que com a nossa reputação, pois a nossa consciência é o que nós somos e a nossa reputação é o que os outros pensam sobre nós. E o que eles pensam é único e exclusivamente problema deles".

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Também tem origami.........

Olá pessoal, tudo bem?

Por cerca de alguns dias, estive, ou melhor, estivemos (eu e meu filho) mergulhados em um projeto que gostamos bastante, pois, além de desafiar a nossa criatividade, foi responsável por passarmos bons momentos em um trabalho conjunto.

Deixa eu explicar melhor. O Daniel Hiro, meu filho, veio com a seguinte tarefa do colégio: criar um animal voador somente com materiais recicláveis que normalmente iriam para o lixo (ex: garrafas pet; de suco; canudos; rolos de papel; papel etc.), a dita "sucata". E ele já veio com o animal em mente: uma águia de cabeça branca e corpo vermelho.

Sim, também disse isso que muitos estão pensando: "mas filho, a águia de cabeça branca tem o corpo preto". Daí ele disse: "pai, mas não é uma águia de cabeça branca, mas sim uma águia vermelha de cabeça branca.........é diferente". E eu, já vencido: "claro meu filho, você tem razão". Além disso, ele disse que as asas e cauda teriam que ter vários canudinhos colados (ou serem feitos de canudinho) para dar um efeito diferente. Ah! E teria que ter o bico curvado e garras fortes. Afinal, é para ser uma águia e não um pássaro qualquer.

E eu só anotando mentalmente e, confesso, um pouco desesperado. Ah! Teríamos que fazer também com a sucata uma árvore com galho de canudinhos para a águia ficar em cima.

Bom, começamos a verificar a "sucata" fornecida e daí elaborar um pequeno planejamento, já que não teríamos muito tempo e o projeto é baseado nesse material recolhido.

Meu filho viu a garrafinha de uma famosa marca de água gaseificada e com sabor limão e disse: "pai, essa parte de cima que inclui a boca da garrafa pode ser a cabeça. Na boca da garrafa a gente cola o bico da águia". Achei bem legal a idéia e realmente foi a que usamos, mas já estava matutando em como fazer o tal bico curvado da águia. Nisso o origami me salvou. Para o bico e garras, usamos o origami de uma garra, ou dedo, de bruxa. Bem fácil de fazer e usa o tamanho A4 e suas variações. Para o bico usamos um A4 e para as garras utilizados A6. Obviamente, tivemos que fazer pequenas dobras no bico para curvá-lo. Não ficou exatamente igual ao de uma águia, mas enganou direitinho.

Bom, vou postar as fotos e fazer os comentários em cada uma delas.

No final, gostei bastante. Não sou muito bom nesses trabalhos manuais, mas dado o tempo curto e os poucos materiais, acho que ficou muito legal. Sei que vocês, excelentes artistas e bastante criativos, fariam muito melhor, mas meu filho adorou e para mim isso só basta. Vamos lá?!

Nas fotos acima, temos o bico curvado e as garras da águia. Eles são os dedos de bruxa que a nossa origamiga Olga Monique nos ensinou em um dos encontros. Bem fácil de dobrar e as crianças adoram, pois quando colocamos nos dedos fica parecendo garras de monstro ou bruxa.

Só que neste projeto, tivemos que dobrar a maior para parecer um pouco com o bico curvado e as garras foram feitas com papéis de tamanho A6. Já adianto que as pernas da águia foram feitas com rolinhos de papel higiênico enrolados com tiras de papel reciclado, molhadas com uma mistura de água e cola branca. Ah! Usamos arames que vêm em embalagens (principalmente em brinquedo de criança) para ligar a perna e às garras, além de dar um pouco de flexibilidade a essas últimas.

Na foto acima, queremos enfatizar mais a cabeça. Ela foi feita com a parte superior de uma garrafinha de água, que foi devidamente coberta com camadas de tiras de papel reciclado, molhadas com uma mistura de água e cola branca, e depois colamos o bico e os olhos. Os olhos são tampas de garrafas de chá/refrigerante pintadas com tinta acrílica.

 As fotos acima mostram as vistas de cima e de baixo da águia. Utilizamos um rolo de papel toalha, preenchido com jornal, para ser o corpo da águia. As bases das asas e da cauda são feitas de papelão cortados. Observar que tivemos que colocar uma tirinhas de papelão em cada asa para dar mais firmeza. Colamos os canudinhos usados por cima das asas e da cauda. Realmente, os canudinhos deram um efeito bem legal. Daí, pintamos tudo com tinta acrílica e água. A cabeça e a cauda de branco. O bico e as garras de amarelo (além dos olhos). E o resto de vermelho.

 Bom, com pouco material sobrando, ainda faltava fazer a árvore para servir de base para a águia. Lembram que era uma exigência do projeto original e ainda tinha que vir com um galho feito de canudinhos amarrados?! Lembram?! Pois bem, as figuras acima mostram a nossa árvore. Tínhamos somente uma caixa de ovos, uma caixa de suco de laranja, alguns canudos e papéis. Resolvemos pintar a caixa de ovos de verde; pintar a caixa de suco de laranja de marrom e encaixar como mostrado acima, fixando-os com arames.

O galho foi feito como solicitado: alguns canudinhos (tamanhos diversos) enrolados com barbante. Depois pintados de marrom. Obviamente, para dar um aspecto maior de árvore, dobramos algumas folhas e colamos no conjunto. A árvore também ficou muito legal, né?!

Antes de postar as fotos do conjunto, queria contar sobre o marrom utilizado para pintar o "tronco" da árvore. Nós tínhamos somente as seguintes cores: verde, vermelho, azul, amarelo, preto e branco. E eu precisava de marrom. Pô, nem me lembrava mais como conseguir a cor marrom. Já estava desesperado para sair e comprar quando então o Daniel Hiro, seis anos, disse: "mas pai é só misturar o verde com o vermelho!". E respondi: "tem certeza filho?". E ele insistindo: "sim pai, faz isso!". Pessoal, eu não sei nada de cores e pinturas. Além disso, se algum dia aprendi isso no colégio, afirmo que deve ter ficado no colégio, pois não lembrava de nada. Daí, meio desconfiado, misturei um pouco e .......... óbvio que apareceu o marrom. Não preciso dizer que fiquei muito orgulhoso do meu filho!!! Além de aprender mais uma. Agora nunca mais esqueço: vermelho + verde = marrom.

Bom, vamos às fotos finais, pois essa postagem já está gigante.





Ah! E não poderia postar a foto do criador e a criatura. Não preciso dizer que o rosto do criador e idealizador transborda de alegria (oh! Pai coruja!). Só essa felicidade já valeu a pena!


Ah! A águia está solta em cima da árvore. Ou seja, ela fica em pé, bem firme.

Tenham uma excelente semana e lembrem-se na maioria das vezes o que procuramos está na beleza do simples.